Sobre o Hino


Muita gente se pergunta, como é que surgiu o hino do Bahia? Pois ta aí a resposta!

Ano de 1946, um grupo de torcedores, liderados por Amado Bahia Monteiro, procurou o professor Adroaldo Ribeiro Costa e pediram-lhe para fazer um cântico que motivasse o torcedor tricolor, já que eles estavam criando uma torcida organizada. Mas, o pedido tinha que ser feito o mais rápido possível, pois o Bahia iria enfrentar em alguns dias o seu maior rival, o Vice de Canabrava.

A idéia de criar uma canção para o Esquadrão de Aço, ganhou ares de entusiasmo por parte do ilustre profesor que no dia seguinte, já estava em casa à frente do piano, escrevendo as primeiras frases do futuro hino do clube.

Os versos que iniciam o hino só tinham uma diferença ao atual:

"Somos da turma tricolor,
Somos a voz do campeão,
Ninguém nos vence em fervor,
Ninguém nos vence em vibração."

O restante da letra permanecia como está até hoje. E assim, a música ganhava corpo e em meia hora estava prontinha, sendo os familiares do Adroaldo Ribeiro, os primeiros a escutá-la.

O pessoal da torcida organizada gostou e resolveram pô-la para agitar a massa, mas a torcida não vingou e o hino caiu no esquecimento.

Em 1956, por conta da campanha para obter 10 mil sócios, o então presidente João Palma, resgatou os versos do professor e fez a alteração que se mantém nos dias atuais. Em lugar de "ninguém nos vence em fervor", entrou "Somos do povo um clamor". Isso tudo, como parte do plano de marketing da campanha de sócios.

Com  a instrumentação do maestro Agenor Gomes e o coro do Corpo de Bombeiros, a música foi gravada. Quando o professor Adroaldo Ribeiro entregou o hino à direção do clube, o fez com cessão total dos direitos autorais e ainda, solicitando que não fosse divulgado o nome dele.

Porém mais tarde, o próprio Adroaldo Ribeiro desvendou o segredo, mas manteve a cessão dos direitos para o Tricolor.

E assim, uma música que foi feita sob encomenda para uma torcida organizada, virou a maior representação do sentimento de toda a nação em azul, vermelho e branco.

OBS: outros clubes pediram que Adroaldo Ribeiro Costa criasse seus hinos contudo, o professor se recusou, alegando não fazer isso sem sentimento, já que ele era torcedor do Bahia. Você pode cantar a letra, clicando na widget ao lado (Hino Tricolor).


HINO OFICIAL DO E.C. BAHIA

Letra: Adroaldo Ribeiro Costa
Arranjo: Agenor Gomes  

Somos a turma tricolor,
Somos a voz do campeão,
Somos do povo o clamor,
Ninguém nos vence em vibração.

Vamos avante, esquadrão!
Vamos, serás o vencedor!
Vamos, conquista mais um tento!
Bahia! Bahia! Bahia!
Ouve esta voz que é seu alento!
Bahia! Bahia! Bahia!

Mais um! Mais um, Bahia!
Mais um, mais um título de glória!
Mais um! Mais um, Bahia!
É assim que se resume a tua história.

Fonte: Site Sempre Bahia e livro Bahia de Todos os Títulos, de Carlos Casaes e Newton Calmon